Um brinde aos vencedores: conheça as cachaças e aguardentes que faturaram concurso estadual
22/11/2024
As bebidas, de diferentes regiões de Minas Gerais, foram avaliadas em setembro e os vencedores foram divulgados, nesta quinta-feira (21), em evento de premiação. Ao todo, o concurso teve sete categorias e avaliou 289 amostras. Cerimônia de premiação do Concurso de Cachaças e Aguardentes da Emater.
Ascom Emater
Prepara o brinde porque Minas Gerais confirmou, mais uma vez, que tem cachaça e aguardente de qualidade. O primeiro concurso que avaliou essas bebidas, promovido pela Emater, surpreendeu não só pela quantidade de inscritos, mas porque a maioria dos participantes obteve notas boas nas avaliações. As doses inscritas foram avaliadas em setembro e o resultado foi divulgado, nesta quinta-feira (21).
“A surpresa é que chegaram cachaças muito boas de diferentes regiões, algumas que a gente não conhecia. E em geral as notas foram muito boas e isso reflete que Minas Gerais está cada vez mais apostando na regularização dos empreendimentos e boas práticas de produção”, explicou o assessor técnico da área de produção de cana de açúcar e cachaça da Emater, Lucas Carneiro.
Halison comemorando a conquista do primeiro lugar na categoria Cachaça de Alambique Armazenada.
Arquivo pessoal
É de Ladainha, no Vale do Mucuri, o primeiro lugar da Cachaça de Alambique Armazenada. É a Buraco do Curral, produzida pelo alambique do Halyson Avelino Gusmão. Esta categoria exige que a bebida seja armazenada em recipiente de madeira e não é própria para o envelhecimento.
Halison em seu alambique em Ladainha, no Vale do Mucuri, onde é produzida a cachaça Buraco do Curral.
Arquivo pessoal
O Halyson pegou gosto pela produção de cachaça com o pai, em 1989. Mas a cachaça vencedora é produzida há sete anos. E o volume anual chega a 50 mil litros. A vitória foi um incentivo ainda maior pra aprimorar o negócio.
"A sensação é gratidão, é sentir que estou fazendo o meu trabalho bem feito, estou muito grato, muito satisfeito, muito motivado para trabalhar cada vez melhor. A importância desse concurso para a gente é ser reconhecido no mercado. Quando se é premiado, as pessoas entendem que é um produto de primeira linha", comemorou o produtor Halyson Avelino Gusmão.
Tradição e história: Norte de Minas marca presença
Aguardente Velha Januária, vencedora da categoria Aguardente de Cana Envelhecida.
Arquivo Pessoal
Na categoria Aguardente de Cana Armazenada, a Velha Januária foi a vitoriosa. E sabe o motivo do nome? Segundo o dono do alambique, Marcelo Ricaldoni, o cangaceiro Lampião era apaixonado pelas cachaças de Januária.
Ele conta que quando os tropeiros vinham para o Norte do estado, Lampião encomendava e dizia assim: eu quero a "velha" de Januária. Velha porque ele gostava da cachaça envelhecida. Para homenagear essa história, Marcelo colocou o nome de "Velha Januária" na bebida que produz. Se Lampião deu sorte, não sabemos, mas que os jurados concordaram que ela merecia o primeiro lugar, isso é um fato.
Marcelo Ricaldoni, produtor da aguardente Velha Januária.
Arquivo pessoal
"Foi muito bom, é favorável também pra nossa cidade Januária que é uma das mais tradicionais nesse campo de cachaça e aguardente. Tem 45 anos que eu trabalho no ramo, aprendi com meu pai. Conquistar essa vitória é muito significante. É um incentivo pra que a gente invista cada vez mais", o produtor Marcelo Ricaldoni Alves.
110 anos de tradição
A aguardente Gameleira, é de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. E foi a vencedora da categoria Aguardente de Cana. E a maneira como a bebida é produzida tem uma tradição de 110 anos na família do Hermelino Júnior. A produção da Gameleira começou com o avô dele, passou para o pai e hoje, ele é o responsável. Por ano, o alambique produz de 15 a 20 mil litros.
Hermelino Júnior e a esposa Dosângela Alves Moreira na cerimônia de premiação.
Arquivo Pessoal
🏆Os vencedores
Ao todo o concurso teve sete categorias e avaliou 289 amostras. (Veja os vencedores abaixo)
🏆Cachaça de Alambique
1º Lugar: Requinte do Emboque Prata (Raul Soares)
2º Lugar: Bastiãozinho (Cabo Verde)
3º Lugar: Minas Uai Prata (Guarará)
🏆Cachaça de Alambique Armazenada
1º Lugar: Buraco do Curral (Ladainha)
2º Lugar: Tiara Rainha Ouro (Barra Longa)
3º Lugar: Vale do Piranga - Ouro Carvalho (Piranga)
🏆Cachaça de Alambique Envelhecida
1º Lugar: Me leva Carvalho Americano (Andrelândia)
2º Lugar: Boralina Ouro (Novo Cruzeiro)
3º Lugar: Pedro Duim Reserva (Guarará)
🏆Cachaça de Alambique Envelhecida Premium
1º Lugar: Estação da Cana (Monte Belo)
2º Lugar: Peçanha Premium (Peçanha)
3º Lugar: Sô Nicó Prata (Dores do Turvo)
🏆Cachaça de Alambique Envelhecida Extrapremium
1º Lugar: Divina Cana Júpiter (Três Pontas)
2º Lugar: Vale Verde (Betim)
3º Lugar: Mineiriana Carvalho Prata (Itabira)
🏆Aguardente de Cana
1º Lugar: Gameleira Prata (Pedra Azul)
2º Lugar: Limeira Clássica (Machado)
🏆Aguardente de Cana Armazenada
1º Lugar: Velha Januária (Januária)
2º Lugar: Velha Motinha (Miravânia)
Leia também
Doses de 50 ml e maçã verde para limpar o paladar; saiba como os jurados de concurso de cachaça escolhem suas favoritas
Vídeos mais vistos no g1 Minas: